Gabriel Chalita defendeu o envolvimento do professor nas decisões relativas ao sistema educacional, no Seminário Liderando Mudanças Transformadoras na Educação, realizado em São Paulo. Durante o evento, que contou com a participação de Prefeitos e secretários de municipais de Educação, Chalita observou que a valorização do professor é um instrumento fundamental para a qualidade do ensino.
"O professor deve ser valorizado em três lugares: na cabeça, no bolso e no coração", destacou Chalita, referindo-se à formação continuada do professor e a benefícios que vão além do solário, como a bolsa-mestrado. Chalita lembrou que, durante sua gestão à frente da secretaria de Educação do Estado de São Paulo, os professores participaram da revisão curricular.
A valorização do professor foi apontada também pelos demais especialistas presentes ao evento como o principal catalisador de transformações na Educação. Estudo recente realizado pela consultoria norte-americana McKinsey sobre os 20 melhores sistemas educacionais do mundo chegou a conclusão de que a qualidade dos professores é a alavanca mais importante para melhorar os resultados dos alunos.
Marcos Crus¸ da Mckinsey, destacou que os dez países que melhor se posicionaram no PISA - Programa internacional de conhecimentos e competências de estudantes na faixa de 15 anos de idade - têm "total obsessão em garantir a qualidade da educação". O consultor enfatizou que "a qualidade de um sistema educacional não consegue ser maior que a qualidade dos seus professores". O consultor mostrou dados que revelam que alunos que tiveram no início do processo educacional professores com alta competência se posicionaram entre os 10% de estudantes com melhor desempenho, ao passo que alunos de professores menos competentes terminam entre os 10% de pior desempenho.
Cruz citou o exemplo de Boston nos Estados Unidos que obteve uma melhoria significativa no processo educacional baseado na máxima: se não foi aprendido, não importa se foi ensinado. Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, também defendeu que o aluno tem de ser o centro do sistema educacional.
"O professor deve ser valorizado em três lugares: na cabeça, no bolso e no coração", destacou Chalita, referindo-se à formação continuada do professor e a benefícios que vão além do solário, como a bolsa-mestrado. Chalita lembrou que, durante sua gestão à frente da secretaria de Educação do Estado de São Paulo, os professores participaram da revisão curricular.
A valorização do professor foi apontada também pelos demais especialistas presentes ao evento como o principal catalisador de transformações na Educação. Estudo recente realizado pela consultoria norte-americana McKinsey sobre os 20 melhores sistemas educacionais do mundo chegou a conclusão de que a qualidade dos professores é a alavanca mais importante para melhorar os resultados dos alunos.
Marcos Crus¸ da Mckinsey, destacou que os dez países que melhor se posicionaram no PISA - Programa internacional de conhecimentos e competências de estudantes na faixa de 15 anos de idade - têm "total obsessão em garantir a qualidade da educação". O consultor enfatizou que "a qualidade de um sistema educacional não consegue ser maior que a qualidade dos seus professores". O consultor mostrou dados que revelam que alunos que tiveram no início do processo educacional professores com alta competência se posicionaram entre os 10% de estudantes com melhor desempenho, ao passo que alunos de professores menos competentes terminam entre os 10% de pior desempenho.
Cruz citou o exemplo de Boston nos Estados Unidos que obteve uma melhoria significativa no processo educacional baseado na máxima: se não foi aprendido, não importa se foi ensinado. Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, também defendeu que o aluno tem de ser o centro do sistema educacional.
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