Ataque contra frota humanitária cria tensão entre Israel e Turquia
O violento ataque de Israel contra uma frota pró-palestina com ajuda humanitária para a Faixa de Gaza criou um clima de tensão política com a Turquia. Vários cidadãos turcos integravam o grupo, que foi atacado nesta segunda-feira. O vice-primeiro-ministro turco, Bulent Arinc, chamou para consultas seu embaixador em Israel.
Arinc confirmou ainda que a Turquia pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU e anunciou ter ordenado também que os preparativos para as manobras militares conjuntas com Israel fossem anulados.
Ao menos 14 passageiros da frota foram mortos, segundo informações do Exército de Israel.
Resposta
O gabinete de luta contra o terrorismo de Israel, vinculado ao gabinete do primeiro-ministro, recomendou nesta segunda-feira aos israelenses que adiem eventuais visitas a Turquia pelo temor de manifestações.
"Pedimos aos israelenses que pretendem visitar a Turquia que adiem a viagem no momento, até que a situação seja esclarecida", afirma um comunicado do gabinete.
"Aos israelenses que estão na Turquia recomendamos que permaneçam em casa, que evitem ir ao centro das cidades e aos locais onde acontecem as manifestações, e que acompanhem o desenvolvimento dos acontecimentos", completa o comunicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário