"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

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sábado, 16 de fevereiro de 2008

Recursos irrisórios para educação


O governo federal promete destinar R$ 41 bilhões, até 2010, em educação, ciência e tecnologia. Este investimento, esperado com ceticismo, faz parte integrante do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). É a mesma expectativa que o governo criou com a promessa, que até agora não cumpriu, de dar para todos os alunos das escolas públicas um laptop (computador pequeno de colo) e também de vendê-lo no mercado a um preço acessível.
A universalização da informática nas escolas públicas, que todos aprovaram, é um projeto ambicioso, se considerarmos que nas áreas rurais existem milhares de escolas que não têm eletricidade. O uso deste equipamento eletrônico por milhões de crianças brasileiras é de um valor incomparável, capaz de elevar rapidamente o nível de aproveitamento do ensino.
Atualmente, a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecido pelo governo é de 3,8 no primeiro ciclo e de 3,5 no segundo. No sertão, que vai do Norte de Minas até o interior do Nordeste, este índice cai para 2,7 nos dois ciclos.
O Brasil é, ainda, um país pobre. Com enormes disparidades regionais e grandes contingentes de pobreza e de miséria. Essas desigualdades econômicas refletem na qualidade do ensino e no grau de acesso das crianças às escolas.
As grandes diferenças de renda produzem ou acentuam as distâncias sociais, principalmente na educação que recebem os estudantes filhos de famílias abastadas e os filhos de famílias pobres. Os ricos cursam as melhores escolas, dedicam-se ao estudo em tempo integral e têm acesso aos livros e outros instrumentos de ensino. Os pobres, principalmente os jovens que estudam e freqüentam os cursos noturnos, sofrem todas as dificuldades, principalmente as de ordem material.
A experiência internacional ensina que sem investimento em educação não há possibilidade de um país se desenvolver. O professor Arnaldo Niskier, especialista emérito em educação, afirma que "a virada do Japão começou em 1868, quando o imperador Meiji assumiu o poder e passou a aplicar mais de 50% do orçamento em educação".
Os salários dos professores primários no Japão são superiores a US$ 3 mil; os professores do ensino médio ganham US$ 4.500 por mês. No Rio de Janeiro, o piso salarial é menos de US$ 250 e há 11 anos não se dá aumento aos professores. Os recursos que o governo anuncia que vai aplicar (R$ 41 bilhões) estão, ainda, muito aquém das nossas necessidades.
Nenhum país chegou ao "primeiro mundo" ou se destacou dos demais sem ter investido em larga escala na educação, na ciência e na tecnologia.
Na Inglaterra, a Universidade de Cambridge é, até hoje, a que mais produziu prêmios Nobel: 83 laureados. Nos Estados Unidos, a universidade de Harvard tem 20 mil alunos; a quarta maior biblioteca do planeta e foi considerada, pelo quarto ano consecutivo, pelo Academic Ranking of World Universities, a melhor universidade do mundo. Em 2007, já recebeu US$ 34,9 bilhões em doações e outros ativos financeiros. A Universidade de Stanford, uma das cinco mais importantes dos EUA, tem um estacionamento privativo para prêmios Nobel... Os americanos foram os que mais ganharam prêmios Nobel: 305.
A nós, resta a esperança de que, um dia, o governo compreenda a importância da educação e ajude o Brasil a encontrar o seu destino.





Jornal do Brasil, 13/11/2007

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