"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

domingo, 21 de junho de 2009

Professor Gabriel Chalita é eleito membro da Academia Brasileira de Educação




Gabriel Chalita tomou posse, às 16h00 do dia 15 de junho, como membro da Academia Brasileira de Educação (ABE), no Rio de Janeiro, passando a ocupar a cadeira de número 34, cujo patrono é Olavo Bilac, príncipe dos poetas brasileiros. O auditório Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, foi o palco da cerimônia que contou com a presença de inúmeras autoridades, políticos, educadores, escritores e pessoas próximas ao mais jovem imortal. Destacamos as presenças do Prefeito de São Paulo, Sr. Gilberto Kassab e da vice-prefeita, Dra. Alda Marco Antônio.

Recepcionado pelas acadêmicas e acadêmicos presentes, Gabriel Chalita foi saudado pelo Presidente da ABE, Prof. Carlos Alberto Serpa, que aclamou-o como novo imortal , enfatizando a sua trajetória de educador e as grandiosas realizações na área da educação. Dentre elas, ressaltou o exitoso Programa Escola da Família, que previa a abertura das escolas paulistas aos finais de semana.

Em seu belíssimo discurso, Chalita homenageou seus antecessores, que ocuparam a mesma cadeira, Ministro Pedro Calmon e a também Ministra Esther de Fiqueiredo Ferraz. Embalado pelos versos do poeta parnasiano, o professor tratou da liberdade como uma condição a ser alcançada por meio do conhecimento, citando algumas vezes os ensinamentos de Paulo Freire. Discursou sobre os valores da educação na formação do homem livre. "A educação é o estandarte da liberdade. Ela faz transmutar a perspectiva de vida. É por isso que os pais devem se preocupar em deixar esse legado aos seus filhos", asseverou Chalita. Finalizou, reafirmando e renovando sua profissão de amor à educação. seu . A emocionante cerimônia foi encerrada com a participação do Padre Fábio de Melo, entoando a canção, de sua autoria, " Contrários".

Um comentário:

Rosana disse...

Gabriel estou lendo o livro Cartas- sobre Medos Contemporâneos. Essa troca maravilhosa entre vocês (Gabriel Chalita e Padre Fábio de Melo) trata-se de dois seres humanos valorosos, os temas que vocês abordam são muito relevantes e extremamente subjetivos. Sou Psicóloga e venho enaltecer os textos de vocês que falam de Afeto, Amor, Solidariedade, enfim temas que percebemos que o mundo carece tanto nos dias atuaais. Parabéns aos dois pelo posicionamento poético, filosófico e construtivo.Rosana.

PENSAMENTOS