"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

terça-feira, 26 de abril de 2011

Brasil é 3º país onde mais se crê em Deus, diz pesquisa

 Estudo em 23 países indica que 84% dos brasileiros acreditam em existência de 'Deus ou de um ser supremo

Da BBC

O Brasil foi o terceiro país em que mais se acredita em 'Deus ou em um ser supremo' em uma pesquisa conduzida em 23 países.
A pesquisa, feita pelo empresa de pesquisa de mercado Ipsos para a agência de notícias Reuters, ouviu 18.829 adultos e concluiu que 51% dos entrevistados 'definitivamente acreditam em uma 'entidade divina' comparados com os 18% que não acreditam e 17% que não têm certeza'.
O país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo é a Indonésia, com 93% dos entrevistados. A Turquia vem em segundo, com 91% dos entrevistados e o Brasil é o terceiro, com 84% dos pesquisados.
Entre todos os pesquisados, 51% também acreditam em algum tipo de vida após a morte, enquanto que apenas 23% acreditam que as pessoas param de existir depois da morte e 26% 'simplesmente não sabem'.
Entre os 51% que acreditam em algum tipo de vida após a morte, 23% acreditam na vida após a morte, mas 'não especificamente em um paraíso ou inferno', 19% acreditam 'que a pessoa vai para o paraíso ou inferno', outros 7% acreditam que 'basicamente na reencarnação' e 2% acreditam 'no paraíso, mas não no inferno'.
Nesse mesmo quesito, o México vem em primeiro lugar, com 40% dos entrevistados afirmando que acreditam em uma vida após a morte, mas não em paraíso ou inferno. Em segundo está a Rússia, com 34%. O Brasil fica novamente em terceiro nesta questão, com 32% dos entrevistados.
Mas o Brasil está em segundo entre os países onde as pessoas acreditam 'basicamente na reencarnação', com 12% dos entrevistados. Apenas a Hungria está à frente dos brasileiros, com 13% dos entrevistados. Em terceiro, está o México, com 11%.
Entre os que acreditam que a pessoa vai para o paraíso ou para o inferno depois da morte, o Brasil está em quinto lugar, com 28%. Em primeiro, está a Indonésia, com 62%, seguida pela África do Sul, 52%, Turquia, 52% e Estados Unidos, 41%.
Criação X evolução
As discussões entre evolucionistas e criacionistas também foram abordadas pela pesquisa do instituto Ipsos.
Entre os entrevistados no mundo todo, 28% se definiram como criacionistas, acreditam que os seres humanos foram criados por uma força espiritual como o Deus em que acreditam e não acreditam que a origem do homem viesse da evolução de outras espécies como os macacos.
Nesta categoria, o Brasil está em quinto lugar, com 47% dos entrevistados, à frente dos Estados Unidos (40%). Em primeiro lugar está a Arábia Saudita, com 75%, seguida pela Turquia, com 60%, Indonésia em terceiro (57%) e África do Sul em quarto lugar, com 56%.
Por outro lado, 41% dos entrevistados no mundo todo se consideram evolucionistas, acreditam que os seres humanos são fruto de um lento processo de evolução a partir de espécies menos evoluídas como macacos.
Entre os evolucionistas, a Suécia está em primeiro lugar, com 68% dos entrevistados. A Alemanha vem em segundo, com 65%, seguida pela China, com 64%, e a Bélgica em quarto lugar, com 61% dos pesquisados.
Descrentes e indecisos
Entre os 18.829 adultos pesquisados no mundo todo, um total de 18% afirmam que não acreditam em 'Deus, deuses, ser ou seres supremos'.
No topo da lista dos descrentes está a França, com 39% dos entrevistados. A Suécia vem em segundo lugar, com 37% e a Bélgica em terceiro, com 36%. No Brasil, apenas 3% dos entrevistados declararam que não acreditam em Deus, ou deuses ou seres supremos.
A pesquisa também concluiu que 17% dos entrevistados em todo o mundo 'às vezes acreditam, mas às vezes não acreditam em Deus, deuses, ser ou seres supremos'.
Entre estes, o Japão está em primeiro lugar, com 34%, seguido pela China, com 32% e a Coréia do Sul, também com 32%. Nesta categoria, o Brasil tem 4% dos entrevistados. 

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Amor e Amor

O amor é um mergulho do mais alto penhasco. É saltar no espaço sem pensar onde está o chão. Amor é sentimento? É energia? O amor é apenas agonia da tristeza que trazemos no coração.
 
O amor toma, transforma, engrandece, se isso não faz, não é amor apenas parece. E se dói, é porque não compreendemos; se entristece, é por não sabermos, que o amor deve ser seu e não a posse de alguém.
O amor acorda cedo, preenche o dia com sussuros de desejos. Desejo de estar perto, desejo de ver feliz, desejo de poder tocar, de entrar e ficar, escondido naquele canto perto do coração, dentro da mente, no fundo da alma.
O amor passa o dia sorrindo. Sorri dos obstáculos, das dificuldades, sorri de tudo, pois sabe que no fundo, sua força os transcenderá. O amor é forte, corajoso, possui discernimento e conhecimento. Caso assim não seja não é amor, é tormento.
O amor vê os olhos e a mente. Enxerga no infinito a beleza por quem sente. O amor abre portas e janelas. Traz luz e direção. Amor é vida, paciência, calma e perdão. Amor seja como for, por um amigo, um irmão, ou ainda o amor que você sabe que ficará para sempre em seu corpo e coração, é aquele sem o qual você não existe, não é humano e se persiste em não sentir, termina vazio, na escuridão.
Amor assim, que sinto por você. Que mesmo na distância me faz compreender, que as ações que tomo, as palavras que profiro, são reflexos de quem sou, preciosos indícios do que trago no coração. Não havia percebido, o que me disse então: “Neste mundo não existe pessoa, que mereça menos sofrer do que você. Você tem um diamante no coração.” Surpresa, pois sempre fui assim, querendo tocar e mudar, amar e deixar em todos um pouco de mim.
E eu que amava você, sem cobranças, sem medos, amava, simples assim. Fiquei tocada por perceber que você também amava a mim. Um amor livre, completo e complexo. Amor que assume o caminho escolhido sem disfarce e desculpas. Amor entre um homem e uma mulher. Amor raro neste mundo, onde tudo é apenas desejo e adeus. Amor que você me dá do amanhecer ao anoitecer e que retibuo a cada segundo do meu viver.
Amor que aprendemos dia a dia a reconhecer, amor que comparilhamos com amigos, família, com quem quiser um bem querer. Somos melhores e maiores, felizes e fortes, tudo porque você ama a mim e eu a você.

by Heleny Galati


www.helenyfalando.blogspot.com

 

terça-feira, 19 de abril de 2011

Lua e Estrela

Chegando ao cais ele me viu ao longe, o olhar dizia que era hora da liberdade. Aquilo que ficara aprisionado por tanto tempo poderia se expandir. Era tão poderoso, forte, envolvente que quem se aproximasse perceberia algo inimaginável e maravilhoso acontecendo ali
E este é o momento, exato momento, onde tudo será possível e todos os sonhos e fantasias terão seu lugar. Na cidade à beira do mar, no porto que tantos desejaram, muitos conquistaram, mas que nunca deixou de ser abrigo aos que eram capazes de sonhar. Foi neste lugar sem tempo, que ele tocou minha mão e juntos seguimos pelo caminho. Reis passaram ali, agora quem seguia era nosso desejo.
Desejo de tocar lugares inesquecíveis com perfumes impossíveis de imaginar. Beijar os beijos mais invasores, àqueles nos quais o caração para e respirar não importa mais. Onde o olhar fica transparente e em nossa mente apenas o outro tem lugar.
Ânsia de deslizar meu corpo sobre o dele, almas se mesclando com as cores do arco-íris, corpos iluminando o desejo que olhares não escondem mais. E seguimos ávidos procurando nosso lugar. Pequeno em tamanho, infinito a nos abrigar. Lugar cujo perfume conhecemos muito bem, onde muitas vezes perdemos os sentidos, esquecidos de nossa humanidade, pensando apenas em nossa entrega e comunhão.
No leito macio, suave aconchego aos corpos extasiados pelo encontro, deitamos lentamente. Primeiro os beijos, depois o toque e finalmente a entrega de tudo que temos. O tempo que correu antes parecia não existir, pois cada parte nossa, cada átomo lembrava exatamente desse sentir.
E mesmo envolvida em seus carinhos, recordei de quando perguntei se lembrava do meu gosto e beijos e você disse: “Como poderia esquecer?”
Então me olhou, forte, sem medo e entregou a mim todos os segredos naquele olhar. Deixou ver sua alma, límpida, pura e repleta de amar. Amar quem sou, o que sou, da mesma forma que aceito cada pedaço de você.
E na janela, no manto escuro da noite, a Lua e a Estrela acompanhavam a dança do nosso amor. Você enroscado em mim, eu mergulhada em você, subindo e descendo, indo em vindo, em ondas de prazer.
A Lua companheira, curiosa e faceira, decidiu se aproximar. Nos presenteou com sua luz branca, quase prateada, iluminou meu corpo e fez você se maravilhar. Com a pele clara, seda rara, que era sua para tocar. E você tocou, provou com precisão cada parte do corpo meu, banhado pela Lua, mergulhado em uma luz que o deixava com novo sabor.
A Estrela enciumada, não quis deixar para depois. Aproximou-se também, para poder ver bem, como era forte aquele amor. Coisa rara e preciosa que a deixou toda esperançosa de como o mundo poderia ser. Deu então a você seu brilho e transformou-o por um momento em um princípe a me cortejar.
Supreendida pela descoberta, envolvida pelo desejo aproprie-me de você. Em seu corpo percebi, que tudo que havia ali, estava além da compreensão. Não éramos apenas uma mulher e um homem, éramos a Lua e Estrela, apaixonadas e fascinadas com esse amor. Astros poderosos que num instante trasnformaram tudo ao redor.
E na manhã fria, com céu azul e sol. Acordamos lado a lado, com um sorriso nos lábios e o desejo de novo do amor.
 
 
by Heleny Galati

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A história das coisas

Ligar ataque ao islã cria preconceito

CIRILO JUNIOR




Representante da União Nacional das Entidades Islâmicas, o xeque Jihad Hassan Hammadeh disse ontem que a tentativa de associar ao islã o ataque de Wellington Menezes de Oliveira pode criar um preconceito infundado.

Em manuscritos encontrados em sua casa, o atirador faz referências à religião muçulmana. Wellington, no entanto, também guardava outros textos, inclusive com referências cristãs. Hammadeh participou ontem de ato multirreligioso em frente à escola Tasso da Silveira, em memória às 12 crianças mortas no local.

Folha - Wellington é reconhecido como uma pessoa adepta do islamismo?

Jihad Hassan Hammadeh - Ele não é muçulmano, não faz parte de religião nenhuma. O que ele fez não tem religião.

Ele dizia seguir doutrinas propagadas pelo islamismo...

A internet está aberta, e existem sites de todos os tipos. Se uma pessoa estudou uma religião, tirou fotos ou tem manuscritos, não significa que seja adepta. E se for adepta, essas atrocidades não são justificadas pela religião. A pessoa tem direito de pesquisar sobre qualquer religião. Mas não se pode culpar a religião por seus erros, não pode culpar sua família ou amigos, ninguém. Ele é o culpado pelos seus erros.

O senhor acha que a mensagem do islamismo está sendo distorcida na internet?

Há dois tipos de arma que estão sendo usadas de forma errada. A de Wellington e uma outra: o microfone ou a caneta de algumas pessoas que estão deturpando informações. Isso é outra violência que está sendo cometida contra uma parte inocente.

Quais as consequências disso para os seguidores no Brasil?

As pessoas adeptas da religião islâmica podem sofrer, porque cria uma instabilidade social, um preconceito infundado. Temos de nos preocupar em não aumentá-lo. O ato de Wellington não tem justificativa e nenhuma ligação com religião nenhuma.

O episódio trouxe prejuízos para o islamismo no Brasil?

Certamente acaba respingando. Somos adeptos de uma religião que prega paz, não guerra. O islamismo condena a violência, condena qualquer pessoa que aja violentamente e tire vidas.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Emagrecer não é fácil

Seja apenas por motivos estéticos ou até mesmo de saúde, o sobrepeso e a obesidade são muito temidos, especialmente entre as mulheres. Mas que podem agravar outras doenças ou causar danos por si próprios, como na obesidade, o excesso de peso é um dos problemas de mais difícil reversão.
Segundo a professora Eliane Rosado, do Departamento de Nutrição Dietética (DND) do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ), a obesidade é uma doença multifatorial. “Uma das causas da obesidade é a base genética, mas também é necessário o fator ambiental para o desenvolvimento da doença”, esclarece a professora.
Um problema enfrentado pelos obesos é a dificuldade na perda de peso. Isso se deve, segundo a professora Eliane, à grande capacidade de absorção do obeso que existe devido à base genética do indivíduo. “Ao obeso nós chamamos de aproveitador, porque ele absorve muito e tem dificuldade de liberar essa energia”, explica Eliane Rosado.
Outro fator importante são as doenças associadas à obesidade. Entre as mais famosas estão as cardíacas e as articulares. Mas a professora diz que as doenças psicológicas atormentam grande parte dos pacientes, sendo elas causa ou consequência, mais frequentemente, da obesidade. Outro problema clássico enfrentado pelo obeso é a diabetes, que devido à dificuldade encontrada pelo paciente para se submeter ao tratamento, causa o agravamento desse quadro.
Os tratamentos para a obesidade seguem quatro linhas principais, sendo elas, a dieta, principalmente, a atividade física, o medicamento, em alguns casos, e, em último caso, a cirurgia bariátrica. Segundo Eliane, não existe fórmula fácil para emagrecer, e o obeso não pode nunca descuidar do tratamento, já que tem predisposição à doença.
Muitos perguntam se a doença não pode ser prevenida, por meio de uma identificação de base genética ou algum outro exame. A professora Eliane explica que a conduta nos exames é perguntar sobre histórico de obesidade na família. “A melhor prevenção são os hábitos saudáveis”, ela conclui.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Aprender é como poder conter nas mãos a Terra


Ibrahin Ercan meu querido "Hocam" de turco.





Ele às vezes parece um menino. Não aqueles agitados, frenéticos que vemos nos pátios das escolas. Nem os melancólicos, apáticos. É menino contemplativo, que olha o mundo e analisa. Um menino curioso, mas que esconde a curiosidades atrás do silêncio, do sorriso.
Toda vez que o encontro é como se a porta de um mundo mágico se abrisse. Palavras, poemas, textos pulam e passeiam a minha frente. Ele e eu provamos de cada um. Ele com seu jeito perfeito de menino, eu com o meu estabanado de mulher.
E os sons, importância das palavras que compartilhamos, vão criando o vínculo. Amizade entre seres diferentes por fora, semelhantes por dentro.
Ele não é tão menino assim. Longe de casa, no meio de uma cultura nova, tem mostrado coragem em enfrentar desafios, tentar compreender as diferenças e tirar dali o melhor proveito.
Eu não sou tão fechada a ponto de achar que não posso aprender com ele. Ambos temos percorrido lado a lado o caminho das descobertas e é seu saber, cultura e inteligência que cativam dia a dia.
Com ele passeio por pequenas cidades, montanhas, rios. Entro em livros desconhecidos, de autores pouco falados por aqui. Através de sua paciente apresentação começo a comprender sua língua, hábitos e tradições. Esforçando-me nos sons desconhecidos de letras e palavras.
Os momentos que compartilhamos: ele como professor, eu como aprendiz, me proporcionam o mergulhar novamente na oportunidade do saber. E isso me torna muito mais jovem, ativa e realizada.
Tenho sido feliz demais nesses dias de aprendizado, felicidade só comparada a que tenho quando viajo. E é exatamente isso. Estar com ele é viajar, percorrer o mundo das letras, do conhecimento. É ativar a mente e deixar tudo de lado, começar de novo, sob nova perspectiva.
Ele é tão jovem, parece um menino, mas é um menino que tem dentro todo um Universo.





PENSAMENTOS