"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ética é tema de palestra para alunos do ensino médio


Nesta segunda-feira, dia (21/8), o vereador Gabriel Chalita ministrou palestra sobre ética para os alunos da 2ª série do ensino médio, do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo. A palestra integrou a 14ª Feira do Livro do Dante, que tem duração entre os dias 19 a 26 de setembro.

Diante de uma grande platéia, que contou com a presença do presidente do Colégio, Dr. José de Oliveira Messina, o palestrante iniciou a apresentação com um resgate histórico da ética desde Aristóteles. Segundo Chalita, ética é um código de conduta em busca do bem que, aplicado nas ações cotidianas – como no trânsito, por exemplo –, constrói uma sociedade melhor.

O vereador ainda abordou temas relacionados à política e às dificuldades da educação no Brasil. Falou, também, sobre o fundamentalismo e o radicalismo, tão presentes em uma sociedade como a atual, que não tolera o diferente. Para ele, escutar opiniões contrárias às suas e “saber ser correto” são passos fundamentais para ser ético e construir sua própria história, motivada por seus desejos e aspirações.

Para o educador, o debate com os jovens é importante para a formação de uma sociedade melhor no futuro. “Como vem acontecendo ao longo dos tempos, do Dante sairão líderes, pessoas que ocuparão cargos importantes na sociedade. Elas têm que ter a consciência de que, para liderar, precisam conhecer os outros e não permanecer em uma redoma”, concluiu

Nenhum comentário:

PENSAMENTOS