"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Burburinho: A tentativa de demonizar Dunga


por Stanley Burburinho


1 – A rádio CBN, durante a viagem do Juca Kfoury para cobrir a Copa, colocou o programa Quatro em Campo para ser apresentado das 20h às 21h. O programa é ancorado pelo Adalberto Piotto e os comentaristas são o Eboli (do RJ) o Sanchez (de SP) e o Guiotti (de MG e, dos quatro, o único que entende de futebol).
O problema é que o Piotto, todos os dias, passa a maior parte do tempo humilhando o técnico ou falando das roupas do Dunga ou o Eboli imitando as falas erradas do técnico.

O Piotto já demonstrou tristeza porque a Inglaterra não está indo bem na Copa.
Hoje pela manhã o Piotto apresentou o programa no lugar do Heródoto Barbeiro. Achando que arrasaria ainda mais com o Dunga contando com a ajuda do Cony e da Viviane Mosé, o Piotto ficou numa saia justa. Ele só encontrou apoio no Xexéo. O link para o áudio está no fim do texto (gravei o áudio caso desapareçam com ele). Abaixo, trechos das falas:
Piotto: “Olha, temos ai…, o dia… seguinte …ao jogo do Brasil, da classificação inclusive para os oitavas de final…, mas depois do jogo, um jogo espetacular por várias, por várias razões…, mas depois do jogo na tal famigerada entrevista coletiva com o técnico Dunga…ele não foi lá muito simpático lá… sempre se acha provocado e respondeu ao repórter Alex Escobar ali, que na verdade… tinha feito um aceno com a cabeça, não tinha feito nenhuma interpelação e o Dunga levou aquilo para o lado pessoal e acabou respondendo assim:”
Dunga: “áudio do trecho da fala do Dunga”
Piotto: “Na verdade o Alex Escobar tava conversando com um colega de TV Globo naquele momento e fez um sinal porque alguém tinha cochichado uma coisa ali … uma conversa normal, mas o Dunga achou que era com ele…e aí o Dunga saiu “reclamaNO”… depois tem uma série de outras cenas em que eu…. fica uma entrevista com a língua do “PI” (som colocado quando se fala palavrão – Stanley), sabe? Ali, ele fala alguma coisa “piiii”, aquela coisa toda… É uma, é um problema do Dunga com a imprensa, é um problema da imprensa com o Dunga… onde é que está essa coisa da liberdade de expressão de um e de outro aí, hein, Xexéo?”
2 – Xexéo, como sempre:
Xexéo: “ Eu acho que é falta de maturidade do Dunga (…)”
Piotto: “Aliás, a FIFA já disse que vai avaliar os palavrões ditos por ele porque é uma entrevista oficial, prevista, no, no protocolo do jogo, organizada pela FIFA, diga-se de passagem, não foi só para a imprensa brasileira… é uma entrevista do técnico aberto à imprensa internacional… e os palavrões vão ser avaliados ali… (e o Piotto emenda levantando a voz e de forma excitada como que sugerindo o que a FIFA deveria fazer com o Dunga – Stanley) “o Maradona inclusive foi suspenso porque também xingou, ficou, não pode participar daquele sorteio dos jogos da Copa do Mundo porque estava suspenso pela FIFA…pode… (e o Piotto já determinou que a suposta suspensão do Dunga por um só jogo é pouco – Stanley) corremos o risco do Dunga não participar dos próximos jogos.”
3 – Primeira paulada – Para a infelicidade do Piotto a Viviane Mosé manda na lata:
Viviane Mosé: (a Mosé — que deu um show e mostrou entender mais de futebol que o tal Piotto — soltando um longo suspiro antes de falar – Stanley): “Olha, eu tenho uma opinião diferente… eu acho que o Dunga passou por um jogo extremamente tenso, ele participou desde o início, ativamente, (…) o time estava muito bem no jogo e que tem uma copa inteira pela frente, então acho que é fundamental preservar a saúde dos nossos jogadores que fizeram uma excepcional partida, então o Dunga estava muito nervoso… há um jogo entre o Dunga e a imprensa e a imprensa e o Dunga, porque o Dunga não abre os treinos e isso faz com que a imprensa não tenha muito o que falar, já que ele não abre esses treinos…agora o que tem que ser falado do Dunga hoje é que foi ótimo a Seleção fez uma ótima partida…saiu daquela estagnação inicial, que não foi tão ruim na minha opinião o primeiro jogo, mas mostrou jogo e o Brasil hoje é uma das melhores equipes do mundo e os nossos adversários Espanha, França que a gente tinha tanto medo, a gente viu no que está dando…então temos uma excelente partida, um excelente jogo e nós não temos grandes adversários pela frente…”
4 – Segunda paulada – O Cony:
Piotto: “Cony…”
Cony: “A obrigação do Dunga é ganhar! Tá entendendo? E tá ganhando… tá ganhando lá…(…) ontem já foi diferente o time mostrou do que é capaz, não o tempo todo, mas em alguns momentos foi até brilhante…agora o Dunga tem, realmente, esse problema de não se dar bem com os jornalistas…agora ele não é obrigado a fazer… ele não está aí para ser agradável à imprensa… ele está lá para vencer (é interrompido pelo Piotto – Stanley)”
Piotto: “Não tem o direito de xingar porque a imprensa…(foi interrompido pelo Cony – Stanley)”
Cony: “O negócio é o seguinte… a imprensa às vezes…(Cony dá um chá de galão – Stanley) eu sou jornalista há 60 anos, não é, a imprensa às vezes invade, fica, ou chateada porque proibiu os treinos, então….escolhem um bode expiatório… o bode expiatório está sendo o Dunga…ele reage à maneira dele, evidente, ele não devia ter feito isso, mas fez.” (Cony é interrompido pela Mosé – Stanley)
Mosé: “Tanto que hoje o jornal está valorizando a briga do Dunga e não a vitória impressionante do Brasil.”
Cony: “Exatamente!”
Mosé: “Deviam estar valorizando o show de bola.”
Cony: “O pessoal está chateado porque, basicamente, porque o Dunga não se abre muito para a imprensa. Ele não é obrigado. Não está na pauta das obrigações dele…”
Xexéo: “Ontem não foi porque ele não se abre, ontem ele foi grosseiro!”
Mosé: “Deixa ele ser grosseiro um pouco, às vezes…”
Mosé: “Isso faz parte depois de tudo o que o árbitro fez!”
Piotto: “Ser grosseiro com um jornalista que não foi o jornalista…”
Mosé: “Mas ele não é de ferro…não é de ferro, gente, ele é só um treinador… sofrendo tudo quanto é tipo de ataque desde o início! Tudo quanto é tipo de ataque!”
Xexéo: “Mas ele tem que ter um tipo de comportamento, ô Vivi.”
Mosé: “Mas ele ganhou o jogo bem! Isso é o que vale é um técnico!”
Cony: “(inaudível) …time que ganhe…e isso ele fez até agora. Ganhamos duas vezes.”
Mosé: “E vamos ganhar essa Copa!”
Xexéo: “Que bom que o Dunha ganhou e que pena que ele não soube comemorar isso.”
Mosé: “Jogo mexe com os ânimos… a gente se apaixona, se envolve. Ninguém esperava que o jogo fosse tão bom. Ninguém. A imprensa toda semana passada destruiu… tudo bem, faz parte acho que a imprensa e o Dunga estão nos seus lugares. A gente tem que comemorar.”
Cony: “Inclusive falavam muito do Fabiano, que o Fabiano não tinha feito nada, seis partidas sem fazer gol e o Dunga dizia que na hora exata ele vai fazer e fez.”
Mosé: “E provavelmente vai ser o artilheiro da Copa!”
Cony: “Parece até que ele adivinhava o negócio.”
Piotto: “(arrasado) Obrigado e até amanhã, hein.”
http://cbn.globoradio.globo.com/playlist/asx.php?audio=2010%2Fcolunas%2Fconyxexeo_100621


Bookmark and Share

Nenhum comentário:

PENSAMENTOS