"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Apoio ao professor



por Roberto Boclin

Comenta-se que nos anos 40, 50 e 60 o ensino público era muito bom. Será? Eram poucas escolas muito boas, outras escolas muito ruins e muita gente na idade escolar sem escola. Hoje, no ensino fundamental, continuam sendo poucas escolas muito boas; porém muitas escolas ruins e, ao contrário de antigamente, muita gente nas escolas sem aprender nada.
Por que nos anos 40, 50 e 60 o analfabetismo apresentou dados dramáticos, dignos de uma praga epidêmica? Se a escola pública ensinasse a ler, escrever e contar nas quatro primeiras séries do primário, não seriam tantos os analfabetos. E atualmente a situação mudou? Infelizmente não. Apenas se diz que noventa e tantos por cento dos jovens em idade escolar estão nas escolas, mas, na realidade, a maioria dos concluintes do ensino fundamental aprendeu muito pouco ou quase nada; e uma parcela ponderável dos concluintes do ensino médio também. Quem pretender modificar o quadro lamentável da sociedade precisa começar pensando em modificar a educação; não como os economistas do passado, com teorias do capital humano, da eficiência mensurável dos custos-benefícios etc., nem como os de hoje, com seus planos nacionais e estaduais que não saem das gavetas, dos dados e das estatísticas. Todos são válidos; dados, estatísticas, curvas e gráficos são importantes, mas o que se torna urgente reside na prioridade a ser dada aos agentes do processo de aprendizagem: ESCOLA, PROFESSOR E ALUNO.
É preciso reposicionar social e economicamente a figura do professor, qualificando-o para missões que lhe restituam o respeito e a admiração da sociedade e proporcionem uma retribuição social compatível com suas funções. É preciso rever as metodologias e os aparatos didáticos envelhecidos pelo tempo e ultrapassados pela velocidade do progresso tecnológico. A sala de aula deve estar aparelhada para se tornar tão atraente quanto um cybercafé ou um salão de jogos eletrônicos. Finalmente, uma escola pública não pode funcionar por apenas três horas diárias. É ridículo imaginar um processo educativo fast-food.



ROBERTO BOCLIN é presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

PENSAMENTOS