"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

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sexta-feira, 14 de março de 2008

Em SP, 71% dos alunos do ensino médio têm dificuldade em subtração

Realizar cálculos envolvendo casas decimais, subtrair números, identificar a localização de um lado de um quadrado e mensurar grandezas e medidas são algumas das deficiências que 71% dos alunos que concluíram o ensino médio em 2007 apresentaram, segundo dados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), divulgados nesta quinta-feira pela Secretaria de Estado da Educação.
Em metodologia e escala empregadas para se avaliar o desempenho dos alunos na disciplina de matemática, ficou estabelecido que aqueles alunos que não superaram os 125 pontos não dominam os conteúdos elementares tais como os citados no parágrafo anterior.
Para tentar solucionar o problema, o governo estadual anunciou nesta quinta-feira um programa que inclui reforço escolar e reciclagem para os professores da disciplina. A secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, afirmou que determinará um estudo para saber quanto dos cerca de R$ 2 bilhões gastos em capacitação de docentes da rede estadual de ensino foram investidos em cursos de matemática.
O resultado das provas feitas pelos alunos recebem pontuações que vão de abaixo do básico (domínio insuficiente do conteúdo), básico (desenvolvimento parcial), adequado (domínio) e avançado (acima do requerido), e variam de acordo com a série em que o aluno está matriculado.
Os dados divulgados hoje servirão como base para que o governo estadual estabeleça prioridades e reformule o ensino na rede de sua responsabilidade, segundo a Secretaria de Estado da Educação.
Cálculos
Numa abordagem mais ampla do problema, outros 25% dos estudantes da 3ª série do ensino médio atendem apenas os critérios básicos, totalizando 96% dos que apresentam problemas com as operações tais como soma, multiplicação e divisão. Outros 4% estão no índice adequado e apenas 1% está avançado. Os dados apresentados hoje revelam piora em relação aos dados do Saeb (Sistema Nacional de Educação e Avaliação Básica) feito em 2005. Eles apontaram que 94% se encontravam em situação de abaixo do básico e básico, e 6% estavam em nível adequado.
A dificuldade com os números não é exclusividade de adolescentes que concluíram a 3ª série do ensino médio, segundo dados do Saresp.
O problema ocorre desde cedo. Na 4ª série do ensino fundamental, 81% apresentam problemas e 17% atendem ao que é considerado adequado. Na 6ª série são 78% com deficiências graves no ensino da disciplina e 22% atendem os critérios ideias.
A situação caótica persiste e chega até ao último ano antes de o aluno ingressar no ensino médio, na 8ª série do ensino fundamental, estágio que apresenta situação parecida com o da 3ª série do ensino médio. São 95% com deficiências, sendo 50% abaixo do básico e outros 45% apenas com o básico, e somente 5% atendendo aos índices de adequado. Só 5% dessa parcela, por exemplo, consegue determinar a área de um terreno em formato retangular ou resolver equações de segundo grau.
Reforço
A situação crítica do desempenho dos alunos em matemática levou a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, a realizar um estudo a respeito de quanto foi gasto com capacitação de professores que lecionam matemática.
Segundo ela, foram investidos R$ 2 bilhões em formação e capacitação de professores. "Essa conta [quanto foi gasto em capacitação em matemática[ eu vou precisar fazer imediatamente. Independente do volume de recursos investidos os resultados mostram que temos de mudar a rota", afirmou.

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