"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

domingo, 2 de março de 2008

"A vivência cristã faz o jovem ser ético"




Gabriel Chalita fala aos jovens universitários


Um dos momentos que marcou a manhã da programação na jornada dos universitários em Aparecida foi a palestra com o professor Gabriel Chalita.
Durante seu discurso, Chalita falou da importância do papel dos educadores na formação dos jovens, especialmente, no incentivo à vivência das práticas cristãs.
O professor falou, ainda, do papel social da Igreja quando se coloca, por exemplo, contra o aborto. “A Igreja, na verdade, não é contra nada e sim a favor da vida”, destacou, observando que é necessário ter sensibilidade diante das coisas. “Muitas vezes passamos a vida esperando por um milagre e quando nos deparamos com o milagre da vida, somos insensíveis”, disse.
Chalita falou que cada jovem tem uma missão dentro do contexto em que está inserido e que cada um tem importância para a Igreja. “Muitos jovens fizeram parte da história da Igreja. Ninguém nasceu por acaso, cada um é precioso para Deus”.
No mundo estudantil e profissional é necessário ser ético e respeitar a todos, como Jesus respeitava a todos. “É importante, como cristãos ser reconhecido pelo amor, pela gentileza e assim ser diferencial no mundo. Somos convidados a ser diferentes e testemunhas para marcar o mundo”, disse.














O papel de Jesus como o maior educador foi destacado pelo professor: “Precisamos imitá-lo, se aproximar do outro, como ele se aproximou da mulher adúltera. É necessário ter um amor “ágape”.
Chalita remeteu à carta Spe Salvi, de Bento XVI, falando da esperança: “Nunca podemos perdê-la de vista”. Concluindo, lembrou dos pensamentos do orador e escritor português, padre Antônio Vieira: “Na vida devemos fazer quatro perguntas: quanto tempo já vivi?; como vivi até aqui?; quanto tempo tenho de vida?; como eu gostaria de vivê-la?”


Nenhum comentário:

PENSAMENTOS