"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

terça-feira, 10 de julho de 2007

ESPORTE:EDUCAÇÃO PELA SUPERAÇÃO


"Desde que nasceste não és mais que um vôo no tempo./Rumo do céu?/Que importa a rota./Voa e canta enquanto resistirem as asas." (O vôo - Menotti Del Picchia)


Nossa existência é composta de obstáculos, desafios, grandes e pequenas modalidades de lutas que exigem empenho, dedicação, garra e perseverança de seus atletas. Seres humanos que estão em constantes campeonatos, em inúmeros certames, em incontáveis disputas e jogos cujos resultados são, comumente, o reflexo perfeito de nossos esforços.


A verdade é que, nos torneios que compõem nossa história, enfrentamos provas diversas vencidas apenas por aqueles que conseguem superar-se a cada fracasso, a cada derrota, a cada dificuldade experimentada. A vida é mesmo uma escola, uma olimpíada, uma possibilidade de aprender, de evoluir, de enfrentar medos, frustrações e limitações que nos impediriam de ir além se não os enfrentássemos.


Neste mundo cada vez mais competitivo em que vivemos, nesta era em que a conquista do conhecimento representa a medalha de ouro, cabe a nós, educadores, incentivarmos nossos aprendizes a dar o melhor de si. A jamais desistir dessa corrida rumo à descoberta. Rumo à compreensão de que o importante, sobretudo, não é a chegada, mas a beleza do caminho. Um caminho em que obtenham a percepção de que não há troféu, medalha, honra ou glória sem determinação extrema, sem sacrifícios ou lágrimas.



Nossa grande missão é fazer com que meninos e meninas, moças e rapazes que ainda estão no começo dessa fascinante olimpíada que é a vida recebam o estímulo, o apoio e os instrumentos para que suas trajetórias sejam bem-sucedidas. Precisamos atuar como guias, treinadores, mentores que os conduzam pelas veredas da arte, da técnica, da prática, da teoria. Líderes seguros, capazes de despertar nesses atletas iniciantes qualidades e virtudes, competências e habilidades, talentos e criatividade.



Que todos possamos exercer esse ofício com paixão e que sejamos capazes de apontar um norte, uma direção, uma estrada que ofereça aos aprendizes a possibilidade de um futuro digno, de um Brasil e de um mundo melhores. A todos vocês, educadores, mentores, orientadores das novas gerações, verdadeiros campeões da educação, o nosso muito obrigado e toda a nossa admiração e respeito.


GABRIEL CHALITA





Texto publicado na Revista Profissão Mestre, edição de maio de 2007

Nenhum comentário:

PENSAMENTOS