"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

domingo, 24 de maio de 2009

Essa notícia é uma m... Gilberto Dimenstein



Fossem americanos, os três jovens brasileiros que criaram um protesto em tom de deboche contra o acúmulo de bobagens na internet já estariam famosos. Eles inventaram um sistema de sensores que, acoplado à privada, coloca numa página, em palavras, o que alguém faz sentado na privada --o detalhamento do sistema está
www.catracalivre.com.br. Pode entrar em qualquer galeria de arte contemporânea.
O nome da brincadeira é "Shit Happens", motivada pela onda de inutilidades de blogs, redes sociais e, mais recentemente, no Twitter.
A brincadeira serve como um sinal de que cresce um incômodo, mesmo entre jovens, com o excesso de informação da internet, em meio a uma ansiedade sobre o que selecionar de relevante. Adoro as possibilidades tecnológicas --ainda mais a possibilidade de as pessoas se expressarem e serem ouvidas sem intermediários. Mas a novidade é que, entre os jovens, vai surgindo um olhar mais crítico diante de tanta inutilidade.
É uma ilustração do mais importante debate contemporâneo sobre educação: são tantas informações disponíveis que o grande papel das escolas e dos meios de comunicação será cada vez mais ajudar a fazer a seleção. E é justamente essa a essência de uma das mais importantes decisões educacionais dos últimos tempos: tornar a prova do Enem, que exige reflexão e não decoreba, como obrigatória para conclusão do ensino médio. Afinal, o currículo escolar também sofre do excesso de bobagens.

Nenhum comentário:

PENSAMENTOS