"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

domingo, 24 de maio de 2009

São Paulo cria mais um exame para alunos da rede municipal


A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo decidiu criar um exame a ser aplicado em junho, para avaliar o desempenho dos alunos no meio do ano. A rede já conta com outra prova, que é feita no final do ano.
"O intuito é dar mais um instrumento para a rede avaliar seus alunos. No meio do ano os alunos já precisam ter algumas habilidades e competências", disse o secretário da Educação, Alexandre Schneider.
"Eventualmente, o professor pode mudar o planejamento do restante do ano", afirmou o secretário do prefeito Gilberto Kassab (DEM).
O novo exame, chamado de Prova da Cidade, abrangerá neste primeiro ano alunos da segunda, quarta, sexta e oitava séries. A ideia é que conte com as outras séries em 2010.
A nova avaliação será desenvolvida pela secretaria, mas aplicada e corrigida pelos professores. Segundo Schneider, as escolas continuarão fazendo suas avaliações internas.
A Prova São Paulo, aplicada ao final do ano, também será mantida --este exame visa ajudar as escolas a verificar a situação de aprendizagem dos estudantes e, no futuro, será um dos parâmetros para pagamento de bônus por desempenho aos professores e funcionários.
"Acho questionável a criação de outra prova", afirmou o professor da Faculdade de Educação da USP Ocimar Alavarse, que participou da elaboração da Prova São Paulo. "Em educação, é difícil que haja mudança de um ano para outro. Imagina entre dois semestres."
Alavarse, que não teve acesso à proposta do exame, diz também que "é preciso ver o que será cobrado. Se for igual à Prova São Paulo, será inútil. Se for diferente, poderá ter confusão".
Os resultados da Prova São Paulo 2008 foram divulgados pela prefeitura em abril. Os estudantes de 1ª a 4ª série melhoraram em relação ao ano anterior, mas os de 5ª a 8ª pioraram.
Além da Prova da Cidade e da Prova São Paulo, os estudantes da rede municipal paulistana também participam da Prova Brasil, aplicada pelo governo federal.

FÁBIO TAKAHASHI, da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

PENSAMENTOS