"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

domingo, 10 de outubro de 2010

Dilma e a Fé Cristã - Frei Betto

Conheço Dilma Rousseff desde criança.Éramos vizinhos na rua Major Lopes,em Belo Horizonte.Ela e Thereza,minha irmã,foram amigas de adolescência.
Anos depois,nos encontramos no presídio Tiradentes,em São Paulo.Ex-aluna de Colégio religioso,dirigido por freiras de Sion,Dilma,no cárcere,participava de orações e comentários do Evangelho
Nada tinha de de "marxista ateia".Nossos torturadores,sim,praticavam o ateísmo militante ao profanar,com violência,os templos vivos de Deus:as vitimas levadas ao pau-de-arara,ao choque elétrico,ao afogamento e a morte.
Em 2003,deu-se meu terceiro encontro com Dilma,em Brasília,nos dois anos em que participei do governo Lula.De nossa amizade,posso assugurar que não passa de campanha difamatória - diria terrorista - acusar Dilma Rousseff de "abortista" ou contrária aos princípios evangelicos.
Se um ou outro bispo critica Dilma,há que se lembrar que, por ser bispo,ninguém é dono da verdade.Nem tem o direito de julgar o foro íntimo do próximo.
Dilma,como Lula,é pessoa de fé cristã,formada na Igreja Católica.Na linha do que recomenda Jesus,ela e Lula não saem por aí propalando,como fariseus,suas convicções religiosas.Preferem comprovar,por suas atitudes,que " a arvore se conhece pelos frutos",como acentua o Evangelho.
É na coerencia d suas ações,na ética de procedimento políticos e na dedicação ao povo brasileiro que políticos como Dilma e Lula testemunham a fé que abraçam.
Sobre Lula,desde as greves do ABC,espalham rumores:se eleito,tomaria as mansões do Morumbi,em São Paulo;expropriaria fazendas e sítios produtivos;implantaria o socialismo por decreto...
Passados quase oito anos,o que vemos?Um Brasil mais justo,com menos miséria e mais distribuição de renda,sem criminalizar movimentos sociais ou privatizar o patrimônio publico,respeitado internacionalmente.
Até o segundo turno,nichos da oposição ao governo Lula haverão de ecoar boataria e mentiras.Mas não podem alterar a essência de uma pessoa. Em tudo o que Dilma realizou,falou ou escreveu,jamais se encontrará uma única linha contrária ao conteúdo da fé cristã e aos princípios d Evangelho.
Certa vez indagaram a Jesus quem haveria de se salvar.Ela não respondeu que seriam aqueles que vivem batendo no peito e proclamando o nome de Deus.Nem os que vãoà missa ou ao culto todos os domingos.Nem quem se julga o dono da doutrina cristã e se arvora em juiz de seus semenlhantes.
A resposta de Jesus surprendeu:"Eu tive fome e me deste de comer;tive sede e me deste de beber;estive enfermo e me visitaste;opromido e me libertaste..."(Matheus 25,31-46).Jesus se colocou no lugara dos mais pobres e frisou que a salvação está ao alcance de quem,por amor,busca saciar a fome dos miseráveis,não se omite diante das opressões,procura assegurar a todos vida digna e feliz.
isso o governo lula tem feito,segundo a opinião de 77% da população brasileira,como demonstram as pesquisas.Com certeza,dilam se eleita presidente,proseguirá na mesma direção.

Nenhum comentário:

PENSAMENTOS