"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Serra é do "bem"...



Uma coisa que não me sai da cabeça desde a última vez que ouvi no rádio, a musiquinha da propaganda política do Serra, é o fato dessa mesma música afirmar que ele é do Bem. Mas o que será o Bem em Política?

No Brasil já está mais do que claro que a população não aprendeu a separar ainda o público do privado. Então, Serra pode ser um ótimo pai de família, excelente marido, um filho de dar orgulho, o que não significa que ele será um Presidente do Bem.

No século XV, Maquiavel já falava que o Príncipe (quem detém o Poder), não pode deixar de ter virtudes, mas essa virtude Política nem sempre condiz com a virtude cristã, que o ocidente tanto respeita, admira, mas na política em si, não se pratica.

Sendo assim, se os Presidentes tivessem se deixado levar pelas teorias desse gênio político que foi Maquiavel, ainda que fossem (os presidentes) canalhas, traidores, enfim, poderiam ser homens públicos brilhantes.

Acontece que no Brasil e em muitos lugares do mundo, mas no Brasil isso funciona com uma eficácia ainda maior, do que se fosse feito na França por exmplo, por ser o Brasil composto de uma sociedade despolitizada, o candidato a Presidente mostrar em seu horário político, imagens dele abraçando crianças nordestinas que o Estado esqueceu pega bem, ainda mais com uma musiquinha daquelas, bem tendenciosa.

A população brasileira é carente de recursos e também de carinho. É composta de gente sofrida, que nas grandes cidades torna-se um sofrimento muitas vezes camuflado pelo fato das pessoas viverem em massa, o que não acontece na zona rural, em que dificilmente uma família esconde ou consegue, quando assim o quer, seu sofrimento.

Porque razão deveríamos considerar Serra, Lula ou seja lá quem for como pessoas do Bem, porque fizeram uma ou outra obra que beneficiasse a população? Peguemos o caso específico de José Serra, que tem essa afirmação na sua música de horário eleitoral.

Serra diz que criou clínicas, atendeu a população carente que sofria com a burocracia para alcançar determinado tratamento de saúde, enfim, tudo bem, não neguemos o fato. Como disse Jesus: A César o que é de César, então dizemos: a Serra o que é de Serra. Não vou entrar no mérito das afirmações, se são verdadeiras ou não, ao menos o genérico por exemplo, realmente ele conseguiu implantar quando foi Ministro da Saúde. Mas Serra não fez mais que sua obrigação. Isso que as pessoas não entendem quando me questionam porque eu sou um crítico tão ferrenho contra o governo Lula. Exatamente pelo fato de aquilo que foi feito por Lula, foi apenas uma obrigação, e penso que poderia ter sido feito muito mais. Para quem passou tantos anos querendo chegar a Presidência e fazendo tantas críticas, não vejo muitas diferenças entre o governo de FHC e do Lula.

Não devemos agradecimentos Eternos a um Representante do Estado, e esse Estado Brasileiro não é como o de Luíz XIV na França que era tão absolutista que chegou a dizer que o Estado era ele, demonstrando o quanto ele centralizava o poder, bem ao estilo daquilo que Thomas Hobbes na Inglaterra queria dizer.

Serra e Lula, entre muitos outros, usam o fato da população ser carente e despolitizada para usar meios populistas de conquistar essa população. E olha que tem dado certo, caso contrário, Lula não teria tanta aprovação popular.

Àqueles que vierem me dizer, defendendo Lula ou Serra, ou talvez até mesmo os dois, de que ao menos eles fizeram alguma coisa, e os outros que não fizeram nada, eu só relembro que eles como homens públicos não nos fazem favor nenhum, são funcionários do Estado, devem servir à Nação, e não passar uma imagem de que fizeram favores à população.

O Brasil deixou claro nessa eleição que não é mais tão ingênuo assim, apesar de terem eleito Tiririca, mas se formos pegar os votos de Tiririca perto daqueles que votaram em Marina Silva e Serra juntos, esses votos não são tão expressivos.

Marina Silva e Serra quase bateram na casa dos 60%. Isso quer dizer que o governo federal não está agradando tanto quanto pensa.

Serra e Lula estão apelando para o populismo, para a venda de uma imagem carismática, mas a verdade é que em 8 anos de PT, o que cresceu no Brasil foi só a economia.

Dilma afirma que milhões de pessoas saíram da linha da pobreza, mas daí pergunto o que é ser pobre? Se uma pessoa vive abaixo da linha da pobreza porque não tem 1 dólar por dia, então dê a ela 2 dólares e peça prá ela passar o mês com isso.Talvez ela até consiga, rebolando aqui e ali, mas viverá sempre preocupada, no desespero.

A menina dos olhos da propaganda do Serra são suas benfeitorias como Ministro da Saúde, e no caso da Dilma, aquilo que foi feito por Lula. Mas termino perguntando: isso torna-os pessoas de Bem? Não fizeram apenas sua obrigação? E se forem pessoas de Bem na vida particular, isso influenciará sua vida pública? Pensem.

by Uilson Carlos A. Ferreira


Nenhum comentário:

PENSAMENTOS