"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

LITERATURA EM PASSO FUNDO - RS - Dr. GABRIEL CHALITA


A Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, promove durante esta semana (27 a 31 de agosto) um dos maiores eventos de literatura do país. É a 12ª Jornada de Literatura, que debate arte e leitura. O evento traz programações paralelas voltadas para públicos específicos, entre eles a 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, o 6º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio, o Encontro de Autores Gaúchos, e vários cursos. A intenção do evento, que será aberto pela governadora Yeda Crusius, é fazer com que, pelo diálogo entre escritores, artistas, críticos e leitores, a fruição artística seja pauta para reflexões que garantam às circunstâncias de vida mais humanidade e, assim, mais justiça.



Gabriel Chalita foi convidado para ser o participante-surpresa da abertura do encontro, na noite desta segunda-feira. O tema de sua palestra será "A arte da leitura, a leitura da arte".



Passo Fundo fará jus ao título de Capital Nacional da Literatura, recebendo 111 escritores, intelectuais e pensadores, e mais de 200 artistas. Estão inscritos 16.500 leitores, entre os quais 12 mil crianças e adolescentes, discutindo literatura e milhares de leitores. Entre os convidados estão o historiador e antropólogo italiano Carlo Ginzburg, o escritor moçambicano Mia Couto, o poeta francês Henri Deluy, o poeta e dramaturgo cubano Reinaldo Montero, o americano Mark Badger, o romancista polonês Miroslaw Bujko, e os brasileiros Affonso Romano de Sant'Anna, Ferréz, José Roberto Torero, Lya Luft, Luiz Ruffato, Mariana Ianelli, Marina Colasanti, Milton Hatoum, Elisa Lucinda, Luiz Ruffato, Nelson Motta, Ziraldo e Marcos Vilaça, presidente da Academia Brasileira de Letras.Além dos grandes debates, a 12ª Jornada Nacional de Literatura terá em sua programação uma série de atividades paralelas como a 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, o 6º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio, o 2º Encontro da Academia Brasileira de Letras, o Encontro Estadual de Escritores, mostras de cinema, exposições, feira de livro, shows musicais, peças de teatro e muito mais. O ilustrador Rui de Oliveira é o homenageado desta edição. E o empresário e bibliófilo José Mindlin receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Passo Fundo. O tema "Leitura da Arte & Arte da Leitura" norteará os debates e a programação paralela. De acordo com Tania Rösing, idealizadora e coordenadora do evento, esse tema sintetiza o principal objetivo das Jornadas Literárias: formar leitores que apreciem o texto literário e envolvam-se com linguagens peculiares às diferentes manifestações culturais. "Ao mesmo tempo em que o evento promove a formação de leitores dos diferentes gêneros textuais mais difundidos, cria oportunidades para que tais leitores possam apreciar linguagens mais requintadas próprias do texto literário, desenvolvendo o gosto por textos menos rotineiros, mais criativos", diz Tania. A Jornada é uma realização da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Prefeitura Municipal de Passo Fundo com patrocínio cultural da Petrobras, Banrisul, Caixa RS, Eletrobrás, RGE, Coca-Cola, Fonte Ijuí e Grazziotin.Como um dos destaques da programação, ocorre simultaneamente o 2º Encontro da Academia Brasileira de Letras - "Revisitando os Clássicos II". O local do evento é o auditório, no campus I da Faculdade de Odontologia. A programação do encontro dos acadêmicos é a seguinte:


28/08/2007Marcos Vinicios Vilaça - Gilberto FreireDomício Proença Filho - Dom Casmurro: o enigma Bentinho




29/08/2007Evanildo Bechara - José de Alencar: aspectos lingüísticosAntonio Carlos Secchin - Tomás Antonio Gonzaga - Marilia & Dirceu: assuntos de família



30/08/2004Lêdo Ivo - Raymundo Correia 9h 30min - Filme: Português a língua do Brasil



31/08/2007Moacyr Scliar - O Alienista, a loucura e a medicinaMurilo Melo Filho - Rui Barbosa (Cartas da Inglaterra, Saudação Fúnebre a Machado de Assis, Conferência de Haia e Oração aos Moços)

Nenhum comentário:

PENSAMENTOS