"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

sábado, 11 de agosto de 2007

Oração da criança





Pai, querido!Eu quero ser
criança, com todo o direito de ser criança.Quero poder brincar e quero poder tocar no outro com a leveza da minha brincadeira.Quero poder sorrir e quero, ao sorrir, ajudar o outro a perceber que ainda há motivos para ter esperança.Quero correr e, ao correr, ampliar os horizontes, daqueles que não perceberam que, além das cercas, há um tempo enorme, cheio de verde e de vida. Um campo que é um convite a sair do lugar de sempre.Quero dançar e, ao dançar, trazer outras pessoas para minha dança, para que sintam que o corpo é um presente e, quando se une a outros corpos ao som da música, torna-se ainda mais presente, leve e belo.Quero cantar e, ao cantar, alcançar pontos mais distantes que, talvez com a minha mão ou outra parte do meu corpo, eu não conseguiria atingir. O meu cantar chega a qualquer canto. E o meu canto é o Teu canto.Quero aplaudir e, ao aplaudir, envolver toda a gente nesse aplauso. Ao aplaudir, quero ensinar e aprender que ninguém é feliz quando não se preocupa com a felicidade do outro.Quero nadar. E, ao nadar, sentir-me participando da natureza. E assim contemplá-la. E assim defendê-la. E assim construir um mundo mais bonito para mim e para quem virá depois de mim.Quero rezar. E, ao rezar, sentir que não estou sozinho e que nunca estarei. Sentir que tua presença não me tira a liberdade. Ao contrário, faz-me livre na essência, porque me livra do mal.Quero amar. E, ao amar, sentir-Te. E, ao sentir-Te, fazer a diferença na vida de quem eu vier a amar. Amar sem economias. Amar sem barreiras, sem fronteiras. Amar como em um vôo leve, profundo, delicado, forte. Amar com todas as ações e contradições do verbo amar. Quero amar.Quero viver. Quero viver a vida inocente e a vida perigosa. Quero viver a dor e o amor. Quero viver a saudade e a chegada. Quero viver a lembrança e o esquecimento. Quero viver o vulcão e a calmaria. Porque eis o meu mister. Não vou fugir de nada. E sei que estarás comigo, para que minha travessia seja intensa e feliz.Ainda sou criança, Senhor, mas tenho tudo isso pela frente. E não é à toa que estou aqui. E, um dia, quero poder olhar para trás e dizer: valeu a pena. Cada lágrima derramada. Cada noite mal dormida. Cada soluço. Cada aperto no peito. Cada riso ou gargalhada. Cada mão estendida. Cada abraço. Tudo valeu a pena porque fez parte de um caminhar. Um caminhar difícil, fácil. Depende. De Ti e de mim.Ainda sou criança, Senhor! Que eu seja a eterna criança. Pronta para mais uma história. Mais uma canção.Ainda sou criança, Senhor! Ainda não deconfio do amor. nem gostaria de desconfiar. Senão, por que viver?Cuida dos meus sentimentos de criança. Cuida de mim, hoje, amanhã e sempre, por favor. Cuida de mim, Senhor!Amém!







.

GABRIEL CHALITA

Nenhum comentário:

PENSAMENTOS