"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

sábado, 11 de agosto de 2007

ORAÇÃO DO PAI


Senhor, eu Te agradeço pela dádiva de ser pai.Te agradeço por ver meu filho a cada dia aprendendo algo novo.É tão lindo vê-lo chegar da escola, olhos entusiasmados, mochila nas costas!É tão lindo contemplar o seu sorriso maroto e saber que posso ser um instrumento para o seu crescimento!Senhor, eu Te peço que nunca negligencie minha missão de pai. O Senhor sabe de todas as minhas atribuições. O difícil mister de sustentar a família. Um árduo trabalho, que exige tempo, cuidado, preocupação. O Senhor sabe do cansaço que tenho quando chego em casa. É difícil deixar os problemas no trabalho. Os medos, a insegurança. E eu sou sozinho nesses pensamentos que me tomam. Não quero deixar preocupada minha família. E isso, às vezes, me torna fechado em meu mundo.Senhor, quero tanto ser um bom pai. Eu quero me multiplicar para participar de toda a história do meu filho. Das lições que devem ser estudadas aos campeonatos esportivos. Das orações em família aos passeios, mesmo que sejam apenas passeios em parques ou praças, mas juntos. A simplicidade vale tanto! Vale tudo! E eu quero educar meu filho na simplicidade. Sei que não é difícil. A cada noite que deito ao seu lado na cama e conto-lhe uma história, percebo a beleza de ser pai. A cada manhã em que o acordo dando-lhe um beijo gostoso que sela o desejo de um lindo dia, percebo a beleza de ser pai. A cada abraço de gratidão por uma torcida amiga. A cada aperto por um choro que nasce da dor, percebo a beleza de ser pai. E se não fossem esses e tantos outros singelos gestos, eu sei que pai eu não seria. Senhor, que eu saiba dizer sim e dizer não. Que eu não tenha a presunção de ser um super herói. Que eu me permita ser frágil e partilhar com o meu filho minha fraqueza. E que essa autenticidade nos ajude a construir uma família sem máscaras. Que o meu filho se sinta feliz em casa, que tenha a liberdade de perguntar e de falar. Que se sinta à vontade para sorrir e para chorar. Que tenha o direito de ser autêntico.
Senhor, Te peço ainda o dom da paciência. Sei que a violência não educa ninguém, mas sei também que preciso perseverar no intento amoroso de tocar na alma do meu filho e por meio de exemplos e palavras ajudá-lo a ser melhor. Exemplos falam tanto, falam tão alto! Exemplos ficam para sempre. E é esse o legado que gostaria de deixar. Sei que o dinheiro que hoje aquinhoar, amanhã poderá não mais existir. Sei que os presentes materiais serão perdidos, estragados ou abandonados em algum lugar. Sei que o que fica, o que é essencial é deixar a lembrança de quem nunca desistiu de ensinar o que é certo. Sei de tudo isso, mas Te peço, Senhor, que eu nunca me esqueça do que hoje eu sei.Cuida do meu filho. Cuida do Teu filho. Cuida do presente que o Senhor me deu e que é Teu. Que a cada dia ele se encha de graça e de luz. E que também ele tenha a humildade de nunca deixar de fazer sua oração.






.

GABRIEL CHALITA

Nenhum comentário:

PENSAMENTOS