"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

sábado, 11 de agosto de 2007

ORAÇÃO PELA PAZ



Senhor, o mundo precisa de paz.A paz não é apenas ausência de guerra.A paz não é apenas o abandonar das armas.É decisão. É ação.Senhor, o mundo precisa de paz.Da paz de crianças que aprendam desde cedo a amar e respeitar.Da paz de adolescentes que convivem com as mudanças sem raiva.Da paz dos jovens decididos a manter a harmonia do universo.Da paz dos maduros de todas as idades que não têm preguiça de ensinar aos que estão ainda engatinhando pela vida.Da paz dos velhinhos que se sentem livres e felizes. Que se sentem amados e acolhidos. Senhor, o mundo precisa de paz.Da paz dos que pouco têm e, mesmo assim, partilham. Dos que sabem que os bens materiais ajudam mas não constituem a essência do existir.Da paz que muitos têm e, tendo, agem como se não tivessem. E agindo assim são desapegados e generosos e não guardam arrogância nenhuma em seus sentimentos.Senhor, o mundo precisa de paz.Da paz das famílias que se fazem Igreja. Das famílias que cientes da missão de educar conduzem os filhos pelo legado do amor, da ética, da fé. Das famílias que conseguem viver sem máscaras. Mãe e Pai. Mulher e homem. Não há superioridade, mas respeito. Não há violência, mas ternura. Filhos. Filhos nascidos e crescidos em espaço seguro desde a gestação.Senhor, o mundo precisa de paz.Da paz das escolas. Escolas que são espaços de luz e têm a natural vocação de iluminar os que, iluminados, iluminarão o mundo. Das escolas em que professores, funcionários, alunos e diretores vão construindo, juntos, um espetáculo de amor. Das escolas que, acolhedoras, abrigam os que também hão de acolher no futuro. Personagens que distingam o acidental do essencial no aprendizado. Das escolas que ensinam a brincar e a respeitar, porque têm professores que não confundem sisudez com competência e aceitam que o sorriso está na moda e estará sempre.
Senhor, o mundo precisa de paz.Da paz na comunidade. No bairro que tem de voltar a conversar. Nos vizinhos que, calados pelo medo, pelo tédio ou pelo ritmo de uma vida acelerada, deixaram de lado o lindo costume de conversar e contar histórias. Nas crianças que podiam livremente brincar pelas calçadas enquanto os pais se divertiam ao verem o quanto poderiam ser felizes.O mundo precisa da paz de comunidades que se organizam para vencer a violência e a destruição. Das que sofrem quando sofre um de seus membros. Das que têm a capacidade de se reconstruir a cada vendaval e contemplar com êxtase a calmaria.Senhor, o mundo precisa de paz.Da paz que habita o coração das mulheres e dos homens. Só será possível reconstruir o mundo se reconstruirmos primeiro as pessoas. É de dentro para fora. E como paz é fundamental! A paz da serenidade, da sabedoria, da simplicidade, do equilíbrio, do amor. Esse sentimento que faz com que nossa ação tenha um sentido, e o outro seja tão importante quanto eu mesmo. E que eu, Senhor, consiga agir na minha vida como se Tua fosse a ação. Pensar os Teus pensamentos, amar com o Teu amor.Senhor, o mundo precisa de paz.Faze de mim um instrumento da Tua paz, como disse certa feita o santo que revolucionou o conceito de amor e de simplicidade: São Francisco de Assis.Faze de mim um instrumento da Tua paz comigo mesmo, com os outros com os quais eu convivo e com o mundo, com aqueles que eu nem conheço, mas que são também meus irmãos. Assim seja.




.

GABRIEL CHALITA

Nenhum comentário:

PENSAMENTOS