"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

sexta-feira, 1 de junho de 2007

LIBERDADE




Não se pode falar em liberdade sem responsabilidade. Como vivemos em sociedade, qualquer atitude que tomemos têm conseqüências que não se relacionam apenas a nós, mas a todos os que vivem em sociedade conosco. Caso você resolva abandonar seu trabalho, seus estudos, uma relação de amizade, seu ato não se reflete apenas sobre você. Se você resolve guiar seu automóvel a uma velocidade excessiva seu ato apresenta perigo potencialmente lesivo a outrem.Por isso Sartre já afirmou que é quando escolho que me torno humano, e escolho não somente para mim, mas para a toda a humanidade. "a minha liberdade termina onde inicia do outro". Isto deve valer sempre no sentido inverso também. O outro deve pensar a mesma coisa em relação a você. Por isso só posso ser livre se todos os que comigo convivem têm a mesma liberdade que tenho. A liberdade de todos, tem a mesma origem, por isso, começam juntas, e se complementam. Uma se ajusta à outra podendo crescer ao infinito.Hegel mostrou que a liberdade não pode ser apenas exterior, nem apenas interior, e que ela se desenvolve na consciência e nas estruturas. A liberdade aumenta com a consciência que se tem dela, embora a simples "consciência de liberdade" não seja, ainda, a liberdade efetiva, isto é, a real.Qual é a dimensão da minha liberdade? Como tenho agido? Eticamente, com liberdade e responsabilidade?

Nenhum comentário:

PENSAMENTOS