"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

domingo, 1 de junho de 2008

NY estimula a leitura dentro das prisões

Sofia Ussami


O Projeto de Encorajamento à Leitura para Presidiários já doou mais de 50.000 livros para prisões de Nova York. Em atividade desde 2000, o PREP (sigla do nome do projeto em inglês) é uma organização sem fins lucrativos que busca propiciar oportunidades de educação aos presos por meio do contato com a literatura e conscientizar a sociedade da importância de programas educacionais nessas instalações.

O projeto funciona por meio de doações de livros ou dinheiro, vindas principalmente de donos de livrarias e estabelecimentos de ensino como escolas e universidades. Com a ajuda de voluntários, os livros recebidos são cadastrados e as bibliotecas dos presídios escolhem por quais obras se interessam. Só em 2006, 6.833 livros foram enviados às prisões nova-iorquinas.

O programa também promove concursos de redação entre os presos, para que estes possam desenvolver suas habilidades de escrita, com prêmios como livros especiais ao primeiro colocado. Os concursos têm um tema geral, baseado ou em datas comemorativas como o Dia dos Pais ou em assuntos que tenham ligação com a realidade em que os participantes vivem, por exemplo, o tema “O significado da liberdade”.

Ao longo do tempo, o PREP tem se ramificado em vários outros projetos, como o Viagem das Palavras. Neste, os presos podem gravar suas leituras de livros infantis e mandá-las para seus filhos por meio de uma fita. A iniciativa, além de estreitar os laços entre as crianças e seus pais enquanto estes se encontram na prisão, também desperta a curiosidade infantil pelos livros.No BrasilNo Brasil, existe um projeto similar ao PREP chamado Sala de Leitura. Concebido pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento em parceria com o grupo editorial Record e o Ministério da Cultura, o programa também tem como objetivo estimular a leitura nas penitenciárias visando à inclusão social. Sempre é recebido com entusiasmo e atende inclusive às solicitações dos próprios detentos, que mandavam cartas pedindo doações de livros. Criado em 2003 e idealizado por Cristina Oldemburg, a iniciativa vai além disso, já que instala verdadeiras salas de leituras, tendo já ultrapassado o número de 400 núcleos em casas de detenção, escolas, hospitais e outras instituições públicas.

A maior parte dos recursos utilizados no projeto parte da iniciativa privada, através da Lei Rouanet. Por meio deles, nos próximos meses mais 20 salas serão inauguradas em diferentes Estados do país. A última inauguração foi no dia 27, quinta-feira, em Minas Gerais, no presídio de Ribeirão das Neves e numa casa de ressocialização de jovens em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

PENSAMENTOS