"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)

Translate - Tradurre - Übersetzen - Çevirmen - переводчик -

terça-feira, 16 de outubro de 2007

A Paulo Autran, o príncipe



Em 1985, Paulo Autran teve um infarto. Lembro-me bem de como foi grande a comoção de todo o público brasileiro, temendo a perda desse talento gigantesco. Mas a providência divina nos deu ainda mais 22 anos de convivência com esse cavalheiro do teatro, um homem amoroso, gentil, amigo de todas as horas.
Tive a ventura de conviver com Paulo Autran, de rir com ele, de chorar com ele. Hoje, choro por ele, como todas as pessoas do mundo do teatro. Mas me sinto feliz por ter recebido dele tantos exemplos de vidaGostaria de lembrar uma frase que ele repetiu, muitas vezes, na peça Liberdade, Liberdade:
"Sou apenas um homem de teatro. Sempre fui e sempre serei um homem de teatro. Quem é capaz de dedicar toda a sua vida à humanidade e à paixão existentes nestes metros de tablado, esse é um homem de teatro."Era mesmo um homem dos palcos. Em 58 anos de carreira, foram 90 peças, a mais recente delas "O Avarento", peça que protagonizou até ser internado, no dia 11 de outubro, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Muitas novelas. Foram também 20 filmes, destacando-se "Terra em Transe", de Glauber Rocha. E ainda vamos vê-lo, em breve, no filme inédito de Hector Babenco - "O Passado".
Quis ser cremado. Fizeram-lhe a vontade, no dia 13 de outubro de 2007. O corpo de Paulo Paquet Autran não está mais conosco. Mas sua alma... esta permanece, alegre e verdadeira, enriquecendo a nossa alma coletiva de brasileiros.


.

Gabriel Chalita

Nenhum comentário:

PENSAMENTOS